quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Novo Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin tem nova interface

click na imagem para aumentar
É hora de baixar e conhecer as novidades do Ubuntu Precise Pangolin, a distro Linux mais conhecida e popular de todo o planeta.


HUD
A questão mais polêmica em torno da nova versão do Ubuntu 12.04 é relativa ao uso do novo sistema de menu, conhecida como HUD,  recurso semelhante ao “Spotlight”, usado da Apple.
Nele os aplicativos ficam na barra e não nas janelas, como no Windows. Com isso, a Canonical, desenvolvedora do Ubuntu, conseguiu criar um sistema de buscas dentro do próprio aplicativo de menus. 
Para abrir qualquer programa no HUD, basta pressionar a tela ALT para abrir a pesquisa. Em seguida, digite, por exemplo, o nome ou tipo de programa: editor, texto, office, escrever.  Na janela abaixo o HUD abrirá as opções. Basta clicar sobre a escolhida e pronto, o programa se abre. Com isso, ao invés de procurar o ícone do programa a ser executado, basta escrever o nome ou tipo do aplicativo que se quer abrir. Quem está acostumado ao sistema, encontrará no HUD uma poderosa ferramenta.
Entretanto, as opiniões divergem e nem todos gostaram ou se acostumaram com a idéia. Para os insatisfeitos com a interface Unity, a solução é instalar o GNOME ou KDE.

“Long Term Support” (LTS)
Vale lembrar que o novo Ubuntu tem a classificação “Long Term Support” (LTS). Isso significa que a Canonical dará mais tempo de suporte a ela do que para outras versões, o que representa uma duração de cinco anos.

Veja os comentários do TecnoBlog Net:
A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse. O menu padrão ainda está lá, mas se você quiser testar o HUD é só apertar a tecla ALT e digitar o que quiser executar.
Antes de continuar, é necessário entender que a versão 12.04 do Ubuntu é LTS (Long Term Support). E o que isso significa? Em primeiro lugar: versões LTS possuem o tempo de suporte ampliado para cinco anos. Isso significa que a Canonical continuará lançando atualizações e correções de segurança para essa versão do Ubuntu até 2017, pelo menos. E, em segundo lugar, que a Canonical focou todos seus esforços em uma versão estável e de qualidade, evitando mudanças grandes no sistema e novidades que pudessem apresentar problemas futuros.
O próprio codinome da versão já diz isso: O Pangolim Preciso mostra o interesse da Canonical em criar uma versão do Ubuntu que seja Precisa e tenha Performance. E será que eles conseguiram? Vamos ver as novidades:
12

O que há de novo no Ubuntu Precise Pangolin

Além disso, no geral, tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais bonitos e rápidos, trazendo uma série de ajustes finos. Por exemplo: agora, ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços.
Para tornar a vida dos iniciantes mais fácil, o instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente em que pé está a instalação. E, por falar em instalação, o instalador do Ubuntu exibe um stream da hashtag #ubuntu durante a instalação (você obviamente precisa estar conectado à internet para ver).
Paranoicos de plantão poderão se divertir com o novo gerenciador de privacidade, ferramenta que permite a você escolher o que será gravado ou não no sistema.
Há um grande número de novidades que serão tratadas em um review aqui no Tecnoblog. Se você não aguenta esperar, pode fazer o download do Ubuntu 12.04 LTS direto no site da Canonical ou através dos torrents também disponíveis lá. Se você já está usando o Ubuntu e quiser fazer a atualização, é só digitar os comandos abaixo no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
update-manager -d

De qualquer forma, é bem provável que o aviso de atualização apareça em breve para todos os usuários.

Outras modificações
O Rhythmbox voltou a ser o player de música padrão do Ubuntu Preciso Pangolin, substituindo o Banshee. 
O diferencial da mudança está na Ubuntu One Music Store, que agora está disponível novamente para o player. Porém os únicos suários afetados por esse mudança são aqueles que possuem o Ubuntu One – quem não o utiliza poderá utilizar qualquer player desejado.

Com informações da InfoAbril e TecnoBlog